domingo, 9 de agosto de 2009

A TIMIDEZ E O MEDO DA SOLIDÃO


O Medo da Solidão

Sou tímida, e como não consigo me “enturmar”, tenho muito medo da solidão. A vida vai passando, eu vou ficando mais velha e começando a me desesperar com essa situação. Tenho poucos amigos, a maioria deles é parente e, mesmo assim, acho que eles me consideram uma chata, porque não me convidam para nenhuma festinha, sequer. No trabalho, poucas pessoas se interessam pela minha companhia, vão logo me dispensando. Tenho muito medo de ficar só!

Olá amiga! Você nunca estará só, se assim você decidir! Pelo pouco que você nos contou, dá para notar em você uma total falta de auto-estima, de amor próprio (e de alguém que a ajudasse a superar esse medo: um amigo de verdade!). O que faz uma pessoa que tem sede: procurar água para beber, não é? O que é preciso fazer para achar essa água: não será num lugar onde a possibilidade de encontrá-la seja adequado, um rio, uma fonte, etc.? Assim também acontece com você, é preciso que você procure uma companhia num lugar apropriado, onde as pessoas vão para “matar sua sede de amigos”, lugar esse onde as pessoas lá estão para “encontrar outras pessoas”, trocarem idéias, paquerarem, namorarem, enfim: para não sentirem solidão!

Se você só vai em lugares onde já é conhecida (você que falou) como companhia dispensável (casa de parentes, reuniões com pessoal do trabalho), provavelmente não encontrará nada que possa lhe acrescentar de bom em seu modo tímido de ser. Há situações em nossas vidas que exigem que ousemos mais, apesar de problemas com a timidez, baixa-estima, medos, temores e até a depressão. É preciso sair desse “casulo” que você construiu ao seu redor, pois ao mesmo tempo em que você se sente “protegida” dentro dele, você possa estar se sentindo “presa” dentro dele.

Vá a lugares diferentes do seu costume, saia da rotina, liberte-se desse “casulo-cativeiro”, você o construiu, então pode destruí-lo, só depende de você querer de fato não ser só. Tenho certeza que você consegue, afinal se conseguiu sozinha construir uma “fortaleza da solidão”, você pode, certamente, construir uma “casa dos amigos”, tão ou mais sólida do que possa imaginar. É preciso mudar, é preciso ousar. E essa é a hora!

Abraços fraternos

texto: Aurélio Martuscelli Neto pesquisador nas áreas da sexualidade, timidez, medo, fobias, pânico e dependência química.

Nenhum comentário: